Quem ganha com a Qualidade
Existem alguns momentos que
devemos avaliar qual é de fato a relevância da Qualidade em nossa empresa,
saber identificar a importância da Qualidade nos resultados de nossa
organização, e isto é claro, deve estar em nossa política da Qualidade,
portanto, não devemos imaginar apenas, e sim, concretizar o que de fato podemos
fazer para que a Qualidade aconteça na prática, pois unicamente temos que
transformar a Qualidade em valores potenciais para o sucesso de nosso trabalho.
Uma empresa sem um Sistema de Gestão
da Qualidade com certeza funcionará dia a dia, mas sem esta visão,a mesma
poderá estar sempre aos trancos e barrancos, e isso deve ser visto como um
problema, pois a dificuldade de uma empresa, não é administrar o problema, e
sim, conviver com ele.
Um Sistema de Gestão da Qualidade
tem como principio ajustar todos os processos e multiplicar seus esforços em
organização,porém sempre qualificando pessoas e buscando resultados,permita-se
buscar os melhores resultados com a visão de como seria a empresa se o mesmo
não fosse feito, e terá com certeza um comparativo interessante.
Muitas empresas acabam investindo
em certificações como estratégias de mercado e ou para ter um diferencial a
mais, portanto na prática, todos os procedimentos são mantidos como tesouro,
abaixo de sete chaves, e neste momento vem à pergunta.
Vale a
pena o investimento em uma certificação
Esta pergunta já me foi feita
inúmeras vezes, e sempre respondo que certificação é um processo de adequação
conforme requisitos de uma norma, porém a Qualidade somente acontece quando de
fato os resultados estiverem sendo tratados como metas e não apenas como
números.
Lembre-se de que uma empresa
quando estruturada e com pessoal envolvido, certamente a Qualidade acontecerá,
porém a não compatibilidade de um SGQ e seus processos, certamente divergências
entre correto e duvidoso estarão sempre em pauta.
Tudo isso eu comento, com um
único propósito, a Qualidade além de necessário para uma empresa é certamente a
maior estratégia de mercado, pois a Qualidade além de servir como referência
para outros clientes, a mesma deixa pontos positivos em toda a sua área de
atuação, mantendo você e sua empresa em destaque em sua rede comercial e
profissional.
Qualidade é uma soma de
capacidade e competência, junto a esta soma, podemos agregar valores tais como,
Gestão, Visão, Fator humano e outros que podem se agregar conforme sua visão,
porém, tome cuidado quando você tentar transformar algo sem sucesso, transforme
a Qualidade em realidade através da capacitação e da conscientização.
Qualidade nunca será um produto
comercializado, ela sempre será um ponto de interrogação para profissionais e
empresários, pois através desta constante busca por aperfeiçoamento, a
Qualidade acontece.
Porém com certeza afirmo que a
Qualidade é fator predominante em todas as empresas,porém cada empresa tem sua
visão e sua forma de autoavaliação,não use a mesma apenas como exemplo de
ganhos, compare e avalie onde a Qualidade deixa de resultar quando não
aplicável.
Neste artigo, não estou
considerando o custo da não Qualidade, e sim, levando a você o pensamento de
que você poderá ser uma agente de transformação em sua empresa, pense nisso !
Pois você é com certeza o mais beneficiado pela Qualidade.
Em muitos anos na Qualidade,vivenciei
visões e formas de Gestão diferentes, e nunca me deixei enganar, que a
Qualidade esta na ação do potencial humano, e não apenas na normalização, vejo
a normalização com uma importante ferramenta, porém cada individuo agrega e
emprega valores conforme seu potencial, porém lembro sempre, que a Qualidade
beneficia a todos, seja cliente,fornecedor, profissional, produtos em uma rede
crescente de Qualidade.
Faça você parte da Qualidade e ganhe sempre.
Fonte: www.qualidadebrasil.com.br
Comentários
Postar um comentário