Iso 14000
Além de muitas leis que objetivam a preservação da natureza, há o ISO 14000, cujo qual é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização).
Estas normas foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.
Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marcas.
Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.
Entendendo melhor
Cerificados de qualidade são garantias para os consumidores de que uma empresa, indústria ou produto estão fazendo o seu melhor na sua fabricação. Estes certificados têm, dentre muitos outros, o nome de Iso, e a numeração que segue a marca Iso representa as maneiras como a empresa ou indústria se distinguiu entre as suas demais. No caso do Iso 14000, a numeração se refere à preocupação dada pela empresa fabricante do produto em questão aos fatores de preservação ambiental na fabricação de seu produto.
Mais do que simplesmente uma marca de qualidade, que pode ser buscada pelo consumidor para ter certeza de que o produto que está adquirindo tem boa qualidade de produção, esta marca mostra a qualidade de gestão ambiental dentro da empresa produtora, refletindo preocupação com o meio ambiente, e meios de sustentação que não prejudiquem a natureza na produção daquele produto. Em tempos onde o lucro parece cada vez tomar uma proporção maior dentro da preocupação das empresas, saber que há uma marca que pode garantir que o produto que está sendo adquirido têm essa preocupação – poder ter a certeza de que a empresa que fabrica o produto que será consumido respeita o meio ambiente, e tenta praticar os métodos de sustentabilidade.
Mais do que uma garantia para consumirmos tal produto com a consciência limpa, é a certeza de que se pode confiar naquela empresa para garantir o futuro de nossos filhos e netos, para que a natureza seja conservada e mantida em paz através da conservação e planejamento do meio ambiente na hora da fabricação do produto em questão. Para alcançar este certificado de qualidade Iso 14000, a empresa tem de passar por inspeções nos quesitos de aspetos gerais, política ambiental – mostrar a preocupação, mas também demonstrá-la através de ações ambientais -, planejamento – o que demonstra que é possível lucrar sem danificar o meio ambiente -, implementação e operação – pôr em prática tudo aquilo que foi planejado e estudado, tirar as ideias do papel e executá-las -, verificação e ação corretiva – perceber os erros que SAP cometidos e retificá-los, fazendo de todo o processo de produção mais seguro para o meio ambiente -, além de uma análise crítica pela direção.
Esse certificado é uma necessidade, principalmente com o clima que vivemos, com mudanças de tempo e clima, além de desastres naturais acontecendo cada vez mais rápido. É a maneira de garantir produtos de qualidade – não apenas para o consumo, mas de qualidade ambiental.
Comentários
Postar um comentário