Água no Brasil: Insípida, incolor, inodora e com agrotóxicos
PL do Veneno - Representa uma
flexibilização perigosa das regras de controle dos agrotóxicos no Brasil. Os
defensores apontam a suposta necessidade de modernizar a legislação brasileira,
que estaria “atrasada” em relação ao cenário internacional. Mas será que é
adequado copiar leis estrangeiras sem levar em conta as diferentes
características dos países?
A mesma, apresenta uma série de
mudanças na atual Lei dos Agrotóxicos e vem gerando polêmica desde o início do
ano. Altera, por exemplo, a nomenclatura "agrotóxico" para
"pesticida", exclui os ministérios da Saúde e o do Meio Ambiente do
processo de análise e registro dos produtos, centralizando as atribuições ao
Ministério da Agricultura, libera licenças temporárias e também muda a análise
atual dos agrotóxicos, proibindo apenas as substâncias que apresentem
"risco inaceitável".
A funesta realidade brasileira
foi desconsiderada pela Comissão Especial ao aprovar o PL 6299/2002. Como
importar e utilizar técnicas de avaliação de risco de uso de agrotóxicos de
“primeiro mundo” com uma estrutura de “terceiro mundo”? Como permitir a
liberação de agrotóxicos carcinogênicos (que causam câncer), mutagênicos (que
causam mutação genética) e teratogênicos (que causam má-formação fetal) sem que
tenhamos a devida infraestrutura para monitorar os riscos envolvidos?
Um exemplo ilustra o problema: o
monitoramento da atrazina na América do Norte. O agrotóxico, banido da Europa
em 2004, é um herbicida usado nas culturas de cana-de-açúcar, milho e sorgo. O
produto possui elevada persistência em solos e alto potencial de escoamento
superficial, motivo pelo qual é o principal agrotóxico encontrado em água para
consumo humano nos EUA e Canadá. Estudos relacionam a atrazina à mudança de
sexo em sapos e danos ao meio ambiente aquático. A exposição crônica estaria
associada à perda de peso, degeneração muscular e danos cardiovasculares.
Nos EUA e Canadá, programas
específicos monitoram os resíduos de atrazina na água. Nos Estados Unidos,
cerca de 150 municípios são monitorados de forma intensiva. Durante os picos de
utilização, a coleta de água é feita semanalmente. Nos demais períodos, a
coleta é quinzenal. Nos demais municípios do país, a coleta é trimestral.
E no Brasil? O último relatório
disponível do Ministério da Saúde sobre monitoramento de agrotóxicos em água
para consumo humano é de 2014. O relatório tem dados de apenas 13% dos
municípios brasileiros. Em outros termos, 87% dos municípios brasileiros não
têm sua água monitorada para resíduos de agrotóxicos.
Segundo as “Orientações técnicas
para monitoramento de agrotóxicos para consumo humano” do Ministério da Saúde,
a frequência das amostras deveria observar “a periodicidade de uso de
agrotóxicos e a sazonalidade das culturas (período de chuvas ou início da
seca)”. No entanto, não há dados disponíveis sobre a periodicidade mínima ou
dos municípios prioritários. E o mais importante: todas as amostras deveriam
ser remetidas para um único laboratório, o Laboratório da Secção de Meio
Ambiente do Instituto Evandro Chagas (IEC).
No ano de 2018, o laboratório do
IEC, em resposta a questionamento sobre a capacidade de análise, respondeu que
não dispunha de todos os padrões necessários para realizar os exames
relacionados aos 27 princípios ativos de agrotóxicos necessários para
cumprimento das exigências do Ministério da Saúde.
Diante desse quadro, a pergunta
retorna: com esta estrutura, como evitar que agrotóxicos carcinogênicos,
mutagênicos e teratogênicos possam estar presentes na sua água? O risco de que
substâncias altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente contaminem solos
e mananciais é real.
Nunca é demais lembrar:
agrotóxico sem controle, monitoramento e fiscalização adequados é veneno. A
maior preocupação, segundo opositores, é que a "flexibilização"
proposta aumente o uso dos agrotóxicos, assim como a liberação de diversas
substâncias cancerígenas que hoje são vetadas no Brasil.
"Aumentar a quantidade de
agrotóxicos na nossa comida só precariza nossa saúde e qualidade de vida. Não
estamos prevenindo doenças, muito pelo contrário".
Fonte: Marco Antonio Delfino
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