Insumo econômico e direito humano
Quando a colônia brasileira começou a ser ocupada, no século
16, e europeus passaram a fundar vilas, pequenas fontes de água bastavam para
abastecer uns poucos cidadãos e animais. Permanecer junto aos grandes rios não
era parte dos planos dos fundadores das primeiras cidades. O Colégio dos
Jesuítas, pedra fundamental de São Paulo, por exemplo, foi edificado em um
outeiro, lugar apropriado para a defesa contra possíveis ataques de índios, mas
com pouca água. Mas, dessa vila nasceu a metrópole de quase 20 milhões de
habitantes que demandam cerca de 80 litros por pessoa/dia de água tratada para
suas necessidades domésticas. Volume impossível de ser obtido nos mananciais
próximos, que, pelos critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas
(ONU) têm capacidade sete vezes menor que a necessária para a população que
atendem. É preciso ir buscar á água cada vez mais longe e tratar cada vez mais
os recursos poluídos, para torná-los próprios ao consumo.
O ano de 2014 demonstrou, de maneira empírica, que as fontes
disponíveis nas imediações das maiores metrópoles brasileiras não são
suficientes para o abastecimento da forma como é feito atualmente: de maneira
displicente, com perdas acima de 30% dos volumes tratados antes de chegar aos
consumidores e com pouca ou nenhuma informação sobre as condições dos
mananciais e a necessidade de uso mais racional do consumo.
Um levantamento da Agência Nacional de Água (ANA) aponta que
o problema do abastecimento é generalizado pelo País. Dos 5.565 municípios
brasileiros, mais da metade terá problemas de abastecimento nesta década. E,
para tentar adiar a crise ao menos até 2030, será preciso desembolsar R$ 22
bilhões em obras de infraestrutura, construção de sistemas de distribuição,
novas estações de tratamento e manutenção de redes superadas, com vazamentos
generalizados. E nesse total não estão incluídos os recursos necessários para
resolver o problema do saneamento básico, como a construção de sistemas de
coleta de esgoto e estações de tratamento, de forma a proteger os mananciais
onde se faz a captação para consumo humano. Para isso, segundo a ANA, serão
necessários outros R$ 47,8 bilhões.
Os investimentos são urgentes também porque 13% dos
brasileiros não têm um banheiro em casa, ou porque mais de 700 mil pessoas procuram
os serviços de saúde a cada ano em virtude de doenças provocadas pelo contato
com água contaminada por esgotos, ou ainda porque sete crianças morrem a cada
dia vítimas de diarreia, entram nas estatísticas de mortes por problemas
gastrointestinais? Em 2009, elas somaram 2.101 casos. Acredita-se que mais da
metade poderia ter retornado com saúde para suas famílias, ou mesmo nem
adoecido, caso o Brasil estivesse entre as nações que oferecem saneamento
básico universal à população.
Para tornar a situação ainda mais dramática, um pesquisador
da Universidade do México, Christopher Eppig, descobriu que crianças que
enfrentam doenças, principalmente ligadas à diarreia e desidratação, podem ser
afetadas em seu desenvolvimento intelectual. Segundo ele, a explicação para
essa situação é simples. Alguns parasitas alimentam-se de partes do corpo
humano e a reposição desse dano tem alto custo energético. “Em um
recém-nascido, 87% das calorias absorvidas na alimentação vão para o cérebro,
porcentagem que cai para 23% na fase adulta. Daí a preocupação em se saber se
doenças que “roubam” energia das crianças podem afetar seu desenvolvimento
intelectual”.
Dificuldades de gestão
Especialistas apontam que a questão da água, ao menos no
caso brasileiro, está mais ligada a problemas relacionados à gestão que à
escassez propriamente dita. Com 12% da água doce superficial do planeta, grande
parte dela na Bacia Amazônica, o País deveria estar tranquilo em relação ao
futuro do abastecimento. Mas a distribuição da água pelo território nacional é
desigual, principalmente quando comparada à concentração da população. A região
Norte tem 68% da água e apenas 7% da população. Nordeste e Sudeste, em
oposição, concentram 72% dos habitantes e dispõem de menos de 10% da água. José
Galizia Tundisi, autor do livro Água no Século XXI e especialista nas dinâmicas
de rios, lagos e outros mananciais (ver artigo na pág. 12), acredita que uma
das primeiras providências a serem tomadas para melhorar a gestão dos recursos
hídricos é “realizar a avaliação econômica dos serviços prestados pelos
recursos dos ecossistemas aquáticos”. Para ele, instituir um valor para esses
serviços é a base de uma governança adequada, essencial para o controle do
clima, do abastecimento e da produção de energia e de alimentos, entre outras
atividades humanas.
Outro tema que emergiu como um ferimento exposto no cenário
de escassez foi a necessidade de maior proteção aos mananciais, rios e
nascentes que garantem a água para os grandes sistemas de abastecimento das
metrópoles, como é o caso do sistema Cantareira em São Paulo e do Paraíba do
Sul que atende o Rio de Janeiro. Os rios e nascentes que abastecem esses
mananciais sofrem com o desmatamento de suas margens e a ocupação desordenada,
tanto por habitações, principalmente ocupações ilegais e favelas, como por uma
perigosa proximidade de lavouras e pecuária. Essas condições levam à
contaminação por esgotos, no caso das favelas, ou a poluição por agentes
químicos utilizados nas lavouras e, ainda, o assoreamento provocado pela
atividade pecuária.
A água não é, evidentemente, apenas uma necessidade social,
conforto de apenas abrir a torneira e dispor de água de boa qualidade em suas
casas. É, também, um insumo econômico de necessidade básica. Muitas empresas
compreenderam o risco que correm com a escassez e se adiantaram na gestão dos
usos de água em seus processos produtivos. A indústria de celulose, por
exemplo, reduziu em quase 50% suas demandas de água por tonelada de produto
desde a década de 70. Segundo a associação do setor, a média era de 100 m³ de
água por tonelada de celulose e caiu para 47 m³ atualmente. Outros setores
seguiram a mesma linha: não apenas ao reduzir o volume de água por unidade de
produto, mas, ao implantar sistemas de tratamento de águas industriais que
permitem fechar o ciclo entre o uso e o reuso ?? como da alemã Basf em suas
unidades do ABC Paulista e Guaratinguetá. Nos últimos dez anos, a empresa
reduziu em 78% o consumo de água por tonelada produzida e em 62% a geração de
efluentes de processos industriais. São exemplos que poderiam ser difundidos
por diferentes setores, pois a água é um insumo fundamental à agricultura e à
indústria. Sua gestão não tem relação apenas com o bem-estar da população, mas,
também, com a saúde da economia.
Recurso natural
indispensável
Tudo o que é produzido no País tem uma cota de água
embutida. Os especialistas denominam essa situação de “água virtual”. Para
produzir 1 kg de arroz, por exemplo, são necessários três mil litros de água, e
1 kg de carne bovina exige 15,5 mil litros. Uma simples xícara de café não
gasta menos de 140 litros de água. Não é que essa água desapareça depois de
servido o cafezinho. Mas, para que os produtos cheguem às mesas de consumo, é
preciso que a água esteja não apenas disponível, mas limpa, isenta de
contaminações por esgotos ou produtos químicos. E mais. Para um automóvel
chegar à garagem, o consumo de recursos hídricos chega a 150 mil litros. Ou
seja, a economia precisa, e muito, de água de boa qualidade. Isso sem mencionar
o fato de que 18% das faltas de trabalhadores ao serviço poderiam ser evitadas
com uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos no fornecimento à população e
tratamento de esgotos.
O estudo produzido pela ANA é um passo importante para o
debate sobre como o estresse hídrico dos mananciais afeta o abastecimento das
principais regiões metropolitanas e deteriora a situação em outros municípios
brasileiros. É necessário encarar o fato de que a segurança no abastecimento de
água é estratégica e que o recurso é escasso. A sociedade, apesar dos problemas
já evidentes no fornecimento de água às principais regiões consumidoras, ainda
não trata o recurso como um bem finito. Mesmo com o país tendo atravessado 2014
com uma das mais importantes secas de sua história, administradores públicos
relutam em apresentar a escassez de água como um problema estrutural. No
discurso oficial, independente da instância de governo, o tema é colocado como
conjuntural e que tende a ser superado “assim que as chuvas voltarem”.
Quando as razões da escassez de água são abordadas em boa
parte da imprensa e das conversas, as mudanças climáticas, que recebem das
Nações Unidas uma atenção especial desde a última década do século 20, não
estão no centro da pauta e são lembradas apenas por especialistas em questões
ambientais ligados à academia e a organizações da sociedade civil. Uma das
principais teses do cientista Antonio Nobre, ligado ao Instituto Nacional de
Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
fala da relação entre a umidade que circula na Amazônia com a fertilidade dos
estados do Sudeste, irrigados através do que ele chama de “Rios Voadores”.
Esses “rios” são fluxos de umidade deslocados da Amazônia contra as encostas
dos Andes, onde fazem uma curva em direção ao sudeste e em seu caminho,
provocam chuvas sobre o Pantanal e lançam suas águas sobre os estados de São
Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Uma observação simples do comportamento das chuvas no verão
de 2013/2014, mostra que as águas da Amazônia caíram com violência sobre os
estados brasileiros do Acre e Rondônia. As cheias na região duraram cerca de
quatro meses, justamente o período que normalmente é de chuvas no Sudeste.
Essas águas que provocaram o transbordamento dos rios Madeira e Acre são as
mesmas que não avançaram como umidade em direção ao Centro-Oeste e Sudeste do
Brasil.
Privatizações frustradas
O planejamento do uso da água tem passado por transformações
profundas nas últimas décadas e sofrido impacto de políticas públicas que
ficaram ao largo de sua importância na produção e distribuição de água pelo
país. É o caso do Código Florestal, aprovado em maio de 2012, que levou meses
em uma discussão estéril sobre quantos metros deveriam ser preservados de matas
ciliares no entorno de rios, lagos e represas. Em nenhum momento a preocupação
com a segurança hídrica destacou-se no debate.
Estudos acadêmicos vêm alertando, há alguns anos, que a
abordagem da água no Brasil é casual, não integrada e sem relação direta com a
o processo da produção desse recurso, tema que, na realidade, é tratado por
muitos engenheiros com certo desdém, sob o argumento de que “não é possível
produzir água”, afinal, ela cai do céu. Mas, o fato é que o cuidado com rios e
mananciais é fundamental para que as empresas de captação e tratamento possam
oferecer água de boa qualidade para o consumo humano direto e outras
atividades. Assim, é preciso questionar a estrutura jurídica da gestão de
recursos hídricos, que torna o município o poder concedente para a exploração,
tratamento e distribuição de águas, sem o cuidado de considerar que a dinâmica
da Natureza não segue, evidentemente, as regras da geografia política.
O lógico, neste caso, seria uma gestão por bacias
hidrográficas, o que vem sendo tentado desde os anos 90, e está presente na lei
9.433 de 1997, que criou a Política Nacional de Recursos Hídricos, mas que não
avança por conta dos interesses econômicos envolvidos na distribuição de água.
O modelo atual reflete o intenso período de privatizações, no final do século
20, quando as empresas estaduais de água e saneamento foram desmembradas e
surgiram, em lugar delas, empresas locais, sob controle da iniciativa privada,
em modelo de concessão, ou por empresas públicas municipais ou as estaduais
remanescentes do antigo sistema. Algumas dessas empresas estaduais se
fortaleceram dentro de um modelo de gestão de capital aberto, inclusive com
presença em bolsas de valores internacionais, como é o caso da paulista Sabesp.
A gestão da água a partir de uma ótica estritamente
economicista pelas empresas de abastecimento e pelas propriedades rurais,
responsáveis por 70% do consumo total, cria distorções capazes de comprometer
seriamente não apenas o abastecimento das necessidades humanas diretas, mas,
também, o desempenho da economia, com prejuízos para as empresas. Dados
apresentados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e
Região apontam prejuízos em diversos setores industriais paulistas por conta da
seca. A paralização da Hidrovia Tietê/Paraná, por exemplo, tem o potencial de
aumentar a conta da logística para os produtores rurais em mais de R$ 30
milhões e três mil trabalhadores podem ter perdido o emprego apenas em
operações relacionadas à hidrovia e aos serviços em suas margens. No entanto os
reflexos podem ser ainda maiores. A Federação das Indústrias do Estado de São
Paulo (Fiesp) está calculando o impacto da escassez de água sobre o PIB
paulista o conjunto de bens e serviços produzidos em determinado período,
geralmente de um ano que atualmente representa um terço do PIB brasileiro.
Uma fração da solução de longo prazo para os problemas de
escassez hídrica deveria vir da compreensão de que é parte da “função social”
da terra preservar os serviços ambientais por ela prestados. Assim,
proprietários rurais deveriam formar uma grande rede de produtores de água,
capacitados, com tecnologia, assistência técnica e os recursos necessários para
a identificação de nascentes e cursos d’água eventualmente secos pela derrubada
da mata e implantação de plantios ou pastagens, e realizar as ações necessárias
para a recuperação e perenização dessas fontes hídricas.
Produtores rurais também devem ser apoiados em ações que
ajudem a proteger os mananciais em sua propriedade ou adjacentes da
contaminação por qualquer tipo de produto químico utilizado nas lavouras ou por
dejetos e contaminantes de origem animal. Esses produtos, quando levados aos
rios, são contaminantes de alto impacto para a biodiversidade e torna o
tratamento da água mais caro.
A revista científica Nature (Scientific American integra o
mesmo grupo editorial da Nature) publicou, em 2012, um estudo da University of
Leeds, da Inglaterra, em que aponta a perda de mais de 600 mil km² da floresta
amazônica desde a década de 70. O estudo também aponta que no atual ritmo de
destruição, cerca de 40% de todo complexo natural da região estará extinto até
2050. Isso comprometeria seriamente o regime de chuvas, reduzidas em mais de
20% nos períodos de seca.
Faixa de desertos
O Sudeste brasileiro está na faixa dos desertos do
hemisfério sul do planeta, na latitude do Trópico de Capricórnio. Ela atravessa
enormes áreas continentais, como os desertos australianos de Great Sendy,
Gibson e Great Victoria. Na África, estão as áreas desertificadas da Namíbia e
do Kalahari e na América do Sul, o do Atacama. Sem qualquer coincidência, ambos
desertos africanos, atualmente em expansão, estão alinhados frontalmente,
dentro das margens latitudinais, com as regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Essa porção territorial só se viu livre da desertificação
com a exuberância da Amazônia e a formação da Mata Atlântica. Ambas foram
determinantes para se criar um regime de chuvas que mantiveram essas partes do
Brasil e da América do Sul com solos férteis e índices pluviométricos mais que
satisfatórios à manutenção da vida.
O geólogo do Inpe e assessor da Agência Espacial Brasileira
(AEB), Paulo Roberto Martini, tem sua teoria para esse fenômeno, em que a
desertificação dessas regiões ocorrerá se o transporte de ar úmido for
bloqueado ou escasseado, por ação natural ou antrópica. Exatamente o,
aparentemente, vem ocorrendo. Investigações geomorfológicas mostraram que entre
os anos 1000 e 1300 houve secas generalizadas e populações inteiras
desaparecerem nas Américas. E isso pode ocorrer novamente, agora potencializado
pela devastação de origem antrópica, ou seja, por iniciativa humana. “O solo da
região Sul e Sudeste tem potencial enorme para se tornar desértico, basta não
chover regularmente. A distribuição da umidade evitou que essa região da
América do Sul fosse transformada num imenso deserto”, argumenta Martini. Mas
ações humanas podem alterar radicalmente as opções adotadas pela Natureza.
A gestão dos recursos hídricos passou por uma grande
transformação no Brasil no fim do século passado, quando as empresas estaduais
de água e saneamento perderam o monopólio do mercado. Muitas foram
municipalizadas e outras privatizadas, além de terem continuado a existir
companhias estaduais, como o caso da Sabesp, em São Paulo, referência para o
setor. A Sabesp é a única empresa de saneamento a fazer parte do Índice Dow
Jones Sustainability, e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da
BM&F-Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo. O período de mudanças, no
entanto, não foi tranquilo nem a gestão privada se mostrou um bom negócio em
todos os casos. A cidade de Manaus, por exemplo, foi a primeira capital a privatizar
os serviços. O abastecimento não deveria, aliás, ser problema para um município
que tem quase 10% da água doce do planeta fluindo à sua porta, pelos rios
Negro, Solimões que formam o Amazonas. Em 2000, a gestão em Manaus foi
transferida para a francesa Suez, a mesma que, por sua administração
desastrada, quase provocou um golpe de Estado na Bolívia.
Para os franceses, parecia fácil enfrentar esse desafio. Em
Manaus havia muita água disponível e uma população de quase 2 milhões de
habitantes que deveria pagar por ela. Tradicionalmente, o serviço de água da
cidade era ruim, portanto, “bastaria oferecer um bom abastecimento” para a
conta fechar. Mas esse raciocínio não era tão elementar quanto parece. Como o
serviço público nunca funcionou, a elite urbana de Manaus nunca dependeu dele.
A maior parte das casas e condomínios abastados tem seu abastecimento garantido
por poços artesianos, serviço que, depois de funcional, é gratuito, sem a
tradicional cobrança mensal de outras regiões.
A empresa francesa ficou apenas com a gestão do consumo da
população pobre e com a obrigação de recolher o esgoto da cidade, pelo qual
também não se pagava, uma vez que a taxa de esgoto está embutida na conta de
água. Em 2007, a Suez saiu da Amazônia e a Águas do Amazonas continuam
privatizadas, mas agora sob a gestão de um grupo nacional que teve de
renegociar as condições do contrato de concessão com a prefeitura.
O esgoto não tratado tem impacto sobre outro setor
estratégico da economia, o turismo. Principalmente no Nordeste, a presença de
“línguas negras” a cruzar praias que deveriam ser refúgios ambientais assusta
os operadores turísticos e preocupa o setor hoteleiro.
Um dos indicadores fundamentais de desenvolvimento social é
o acesso à água de boa qualidade e a coleta e tratamento universal de esgotos,
setores em que o Brasil ainda tem muito a fazer. Pesquisa realizada pela
organização Trata Brasil, que estuda gestão de água e esgotos no Brasil mostra
que menos de 40% do todo o esgoto gerado nas 100 maiores cidades brasileiras é
recolhido e tratado antes de ser lançado de volta nos mananciais, o que
significa em números absolutos que cerca de 8 bilhões de litros de esgoto
sanitário são lançados em rios, lagos e no Oceano Atlântico diariamente. Apenas
para se ter uma ideia: é o bastante para encher 3.200 piscinas olímpicas a cada
dia.
EM SÍNTESE: A água é um direito social e um
insumo econômico de primeira necessidade. O Brasil precisa de uma gestão
eficiente do recurso não apenas para garantir o acesso à água de qualidade pela
população, mas também para garantir o bom desempenho da economia.
Fonte: Dal Marcondes – Jornalista e Diretor da Envolverde
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