Consumir sem prejudicar o Meio Ambiente
Basta ligar a Televisão, “navegar” na internet ou sair na
rua que, em espaço de segundos, haverá um bombardeio de publicidade induzindo
os indivíduos a consumir determinado produto. Atualmente, as relações humanas
são fundamentadas pelo consumo de objetos que embora necessários, serão
utilizados, na maioria das vezes, sem nenhuma necessidade. Nesse contexto, é de
extrema importância analisar o porquê cada vez mais o consumo se tornar uma das
principais características da humanidade e como consumir de maneira
responsável, sem prejudicar o meio ambiente.
Cabe destacar primeiramente, que o sistema capitalista é
estruturado para o acúmulo de dinheiro por meio do lucro da venda de
mercadorias e serviços. Nesse sentido, é formado um ciclo vicioso, no qual o
consumo se dar não mais pela necessidade, mas pela influência exercida pela
propaganda que tornam os consumidores em “escravo da matéria anunciada”,
segundo Drummond de Andrade. Com isso, os indivíduos são levados a um terrível
estágio do consumo: o consumismo. Tudo isso, acelerar o processo produtivo,
isto é, cada vez que as pessoas consumem, financia mais publicidade para
induzir mais pessoas a comprar e aumentar a necessidade da indústria de extrair
mais recursos naturais, colaborando para o esgotamento da natureza.
Além disso, se as pessoas consumissem apenas o essencial
para a manutenção do bem-estar, haveria um maior equilíbrio entre o homem e o
planeta. Se o consumidor se esforçar, será possível consumir sem causar grandes
danos ao meio ambiente. Pois, com um simples ato como comer menos carne e mais
peixe ou gastar menos folhas de papel imprimindo só o indispensável, isso já
causaria bons impactos se feito de forma generalizada. Porém, para isso
acontecer é importante que seja reconhecida a responsabilidade que cada ser
humano tem perante a natureza.
Portanto, é notório que o consumo pode acontecer sem
precisar destruir o planeta. Para isso, deve haver a atuação em conjunto de
todos os membros da sociedade. A mídia pode promover a publicidade conscientizando
os cidadãos da importância de não descartar produto como sucata tecnológica,
que ironicamente ela ajuda a vender, em lixo comum, incentivando as pessoas a
enviar para reciclagem. A escola pode colaborar promovendo palestras para a
comunidade, demonstrando a importância de se quebrar o ciclo vicioso do
consumo. O indivíduo pode ajudar dando preferência a roupas e artigos que não
sejam de marcas ou de grifes, pois desse modo, ele não estará provendo a
publicidade de empresas corporativas, e estará agindo responsavelmente. Somente
assim, o futuro do planeta será garantido para as próximas gerações.
Fonte: Geovani Araújo Costa
Comentários
Postar um comentário