Função da Educação Ambiental
Existem vários conceitos para
educação ambiental, a partir das definições do Congresso de Belgrado (1975) e
da Agenda 21 podemos definir a Educação Ambiental como o processo de
conscientização da população para que esta tenha sentido das suas responsabilidades,
conhecimento e motivação para agir individual ou coletivamente na busca de
soluções para os problemas e impedir que se repitam.
A educação está em constante
diálogo com a sociedade. A escola, portanto, tem a obrigação de formar cidadãos
conscientes. Isto é, que saibam reconhecer os problemas da comunidade ou do
mundo; e que tenham espírito comunitário para agir contra esses problemas. Uma
prática pedagógica mais voltada para a educação ambiental é, então, uma das
bases para reduzir os grandes problemas sociais, ambientais e econômicos que o
mundo sofre hoje em dia.
Para que haja uma verdadeira
educação ambiental é necessária a entrada dos conceitos da sustentabilidade na
formação escolar. Isto se aplica tanto à educação infantil até as últimas séries
de um curso universitário. Muitos estudiosos da área afirmam que a fase da vida
mais importante para o desenvolvimento da cidadania é a infância.
Numa prática educativa voltada
para a consciência ambiental, as crianças aprenderiam sobre várias questões,
como por exemplo: como usar os recursos naturais de forma responsável, qual é a
importância da natureza na vida do homem, como devem ser separados os resíduos
de casa, etc.
Na educação ambiental a teoria
apenas não basta, é fundamental que os alunos vejam na prática como usar o que
aprenderam na sala de aula. Os exemplos a seguir mostram como existem inúmeras
possibilidades de ensinar na prática: Dinâmicas que levem essas crianças a
refletirem sobre as questões ambientais, incentivo em projetos pedagógicos e em
atividades extracurriculares mais voltadas a conscientização dos problemas que
a natureza sofre e como resolvê-los, chamar toda a sociedade para o ambiente
escolar com a intenção de mobilizar um espírito comunitário e solidário na
própria sociedade, etc.
O governo também tem um papel
essencial na aplicação dessas práticas educativas na escola. Ele pode fazer
leis, mudar as grades curriculares das escolas da rede pública, iniciar
projetos de sustentabilidade aplicados a educação, etc.
Então, para uma mudança real dos problemas
mundiais estarem juntos a escola, o governo e a sociedade.A educação ambiental,
então, é capaz de formar cidadãos conscientes sobre os problemas do meio
ambiente. E somente essa educação pode criar perspectivas para uma mudança real
dessas dificuldades mundiais. Mas para que haja essa formação é indispensável à
união do governo, da sociedade e da escola.
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