Fungo amazônico que come plástico


Completando alguns textos sobre microbiologia ambiental e sua importância para o mundo atual, além da necessidade de proteger a biodiversidade de florestas tropicais, aqui vai mais um argumento a favor: estudantes da Universidade de Yale – EUA – descobriram um fungo amazônico que pode comer os resíduos mais duráveis de nossos aterros: o poliuretano (um tipo de polímero muito usado para a confecção de espumas, adesivos e tintas).
Durante uma expedição ao Equador, os universitários perceberam que o fungo tinha a capacidade de decompor o plástico. Este plástico é um dos compostos químicos encontrados em muitos e atuais produtos consumidos em nossos dias – de mangueiras de jardins, peças de plástico rígido, selantes, tapetes a fantasias.
Ele é valorizado por sua flexibilidade e rigidez ao mesmo tempo. O problema é que, como muitos outros polímeros, ele não se quebra facilmente. Isso significa que persiste em aterros e lixões de todo o mundo por muito tempo.
O plástico até queima muito bem, mas esse processo libera monóxido de carbono e outros gases na atmosfera, por isso é uma impossibilidade ambiental. Nem é preciso destacar que algo que pode degradá-lo naturalmente seria uma opção extremamente mais viável.
O fungo, chamado Pestalotiopsis microspora, consegue sobreviver com uma dieta apenas de poliuretano, em um ambiente tanto aeróbico como anaeróbico, podendo assim, ser usado em aterros sanitários diminuindo consideravelmente o tempo de decomposição, amenizando o dano ambiental.
A equipe de Yale isolou a enzima que permite ao fungo a realização desse trabalho maravilhoso e, em um futuro próximo, ser usada para biorremediação.
Para nós, é estranho acreditar que um micro-organismo “coma” material sintético durável, mas já foram descobertos outros com a mesma característica. Bactérias e fungos são capazes de quebrar muitos materiais. Uma espécie bacteriana – Halomonas titanicae – está comendo o Titanic no fundo do mar, por exemplo. Ainda bem, para nossa sorte, que podemos ter esses incríveis seres ao nosso lado. 

Comentários

Postagens mais visitadas