Fezes de cachorros gerarão energia limpa na Grã-Bretanha


Um projeto desenvolvido na Grã-Bretanha pretende transformar as fezes de cachorros em energia limpa com um baixo custo. Apelidado de “Poopy Power”, o sistema deve começar a funcionar em julho.
Segundo o jornal Daily Mail, mais de 700 mil toneladas de fezes de cães são retiradas das ruas e enviadas aos aterros sanitários britânicos em ano. O processo custa 225 mil reais aos cofres públicos.
Pensando nisso, o ex-banqueiro de Manhattan Gary Downie teve a ideia de converter as fezes em biogás. Além de abastecer a rede de iluminação pública, o sistema colabora para a limpeza das ruas britânicas.
Os donos de cachorros poderão contribuir para a geração de energia limpa ao depositar os dejetos dos animais em um coletor especial, conectado ao sistema biodigestor, instalado no subsolo. O sistema faz diversas reações químicas para processar as fezes até virarem metano e gás carbônico.
O biogás gerado pode, então, ser usado para alimentar uma turbina de geração de energia, enquanto que o calor e gás carbônico vão para uma estufa comercial para cultivar plantas. O sistema deve ser capaz de alimentar até 60 casas de uma vez e gerar 200 mil horas de quilowatts de eletricidade por ano. Cada tonelada de fezes mantidas fora de aterros deslocará  450 kg de gases de efeito estufa. 

Comentários

Postagens mais visitadas