Educação para o trânsito
A educação para o trânsito pode
ser definida como uma ação para desenvolver, no ser humano, capacidades de uso
e participação consciente do espaço público, uma vez que, ao circular, os
indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções
de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e
daqueles com quem convivem nesse espaço.
Essa afirmação permite-nos
refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da
circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito, vai
muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema
de trânsito.
Assim, fazer educação para o
trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e
acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento
do espaço; o meio ambiente e a história de cada local. Tudo isso permite
garantir o direito de ir e vir de todo o cidadão.
Ao garantir o acesso a esses
conteúdos com aspectos culturais, históricos e sociais desenvolvidos pela
sociedade, a escola cria instrumentos eficazes para que os alunos se apropriem
de conhecimentos relacionados à circulação e, ao mesmo tempo, cria condições
para um acompanhamento equilibrado do envolvimento do aluno em ações de
qualificação da sua circulação e da comunidade a qual pertence.
Circular representa o direito de
ir e vir de todo o ser humano; na circulação, temos representados princípios
constitucionais de garantia da dignidade da pessoa humana, igualdade de
direitos, possibilidade de participação e de co responsabilidade pela vida
social. A circulação é a ação que permite atender a todas as nossas
necessidades e interesses e representa um espaço de encontros, convivência
social e exercício de cidadania.
Durante a circulação fazemos
escolhas pautadas em valores como respeito mútuo, responsabilidade, justiça e
solidariedade.
Por meio da circulação temos
acesso ao trabalho, ao consumo, ao lazer, à educação, o que implica na garantia
de uma vida digna e de realização pessoal;
A circulação tem relação direta
com o meio ambiente e portanto, com a qualidade de vida e é caracterizada pelo
resultado de um processo histórico representado pelas ações do ser humano sobre
o meio ambiente para atender aos interesses de cada época. É um processo que
desde a pré-história envolve desenvolvimento de tecnologia, formas de uso e
ocupação do solo, desenvolvimento econômico e troca de conhecimentos e
mercadorias já que se tornou um espaço com ambiente construído pelo ser humano,
com características que representam os valores de cada época, e que hoje,
dentre os muitos impactos que apresenta para a qualidade de vida, o maior deles
é a perda de vidas, valor maior e que não pode ser recuperado.
Os aspectos acima citados e
pertinentes à circulação, representam conteúdos que permeiam várias matérias do
currículo escolar como história, geografia, ciências naturais, meio ambiente e
saúde, ao mesmo tempo em que outros conteúdos da circulação podem ser explicados
ou compreendidos por meio de conceitos matemáticos, da linguagem oral, escrita
e das artes.
Desenvolver a Educação para o
Trânsito no Ensino Fundamental, possibilita explorar o tema e suas variáveis
através dos diferentes campos de conhecimento: compreender sua complexidade,
observar sua urgência social sob a ótica de que as condições de circulação,
para uma grande parte da população, se apresentam como obstáculos para a
construção da cidadania, afrontando a dignidade das pessoas, impedindo a
inclusão social e afetando a qualidade de vida; analisar sua abrangência que
deve ser considerada nacional, em maior ou menor medida e mesmo de formas
diversas, pois é pertinente a todo o ser humano e, portanto, a todo o País;
verificar a possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental uma
vez que é significativa e contextualizada, estando ao alcance da aprendizagem
dessa etapa de escolaridade; identificar o favorecimento da compreensão da
realidade e da participação social, uma vez que o tema circulação pode levar os
alunos a desenvolver a capacidade de posicionar-se frente a questões que
interferem na vida coletiva, superar indiferenças, intervir de forma
responsável. Assim o desenvolvimento da educação de trânsito possibilita
atingir uma visão ampla e consistente da realidade brasileira e sua inserção no
mundo, além de oportunizar um trabalho educativo que possibilita e estimula a
participação social.
EDUCAÇÃO
PARA O TRÂNSITO O QUE EU TENHO A VER COM ISSO
Qual o percurso realizado pelos
seus alunos ou filhos de casa para a escola? Que transporte utilizam? Você já
observou que onde há escola, há um grande fluxo de pessoas, de veículos e o
trânsito se torna congestionado? No Brasil no ano de 2005, cerca de 2.500
crianças morreram no trânsito, vitimas de atropelamentos ou de colisões na
condição de passageiros. A primeira causa externa de morte na infância é
provocada no trânsito. Uma grande parte das crianças vai para as escolas em
transportes escolares, seja aluno de escolas públicas ou privadas. Não só as
crianças que utilizam os transportes, sejam escolares ou veículos particulares,
como todos os pedestres, estão sujeitos a grandes riscos de acidentes, pois
tanto na entrada como na saída das escolas, existe um grande fluxo de veículos
e pedestres, colocando em risco a vida das crianças, jovens e adultos. Hoje,
estamos chamando atenção para as crianças que vão para a escola de transporte
escolar, ou melhor, chamando a atenção dos pais ou responsáveis, para que
cuidem da vida das crianças, pois uma grande parte dos transportes não conduz
as crianças dentro da legislação, não respeita as normas de circulação, não
utiliza o cinto de segurança nos bancos traseiros, e os condutores não praticam
a direção defensiva. É comum observamos transportes escolares trafegando nas
ruas e avenidas, principalmente nos grandes centros, da mesma forma que é comum
observamos crianças penduradas nas janelas, em pé, sem cinto de segurança e sem
o mínimo de segurança. Qualquer cidadão, seja pai, aluno, professor ou
condutor, deve ficar atento as normatizações, cuidar da segurança, não esquecer
que a vida deve ser preservada. Não esqueça, a criança precisa estar saudável e
precisa estar viva na escola!
EDUCAR
PARA O TRÂNSITO UMA URGÊNCIA NA PRESERVAÇÃO DE VIDAS
Educar para o trânsito é um
compromisso de todos os educadores. Segundo o Censo Escolar de 2006, temos no
Brasil 55,9 milhões de alunos nas Escolas da Educação Básica e mais de 2,6
milhões de professores atuando nas escolas de Educação Infantil ao Ensino Superior.
Se todos os educadores sensibilizarem seus alunos quanto a valorização da vida,
educando-os para o trânsito e estes multiplicarem o processo para seus
familiares, teremos atingido e sensibilizado um número significativo de
cidadãos que se preocupam com a prevenção de acidentes e que serão educados
para uma convivência harmoniosa no trânsito. Parece que esse processo de
multiplicar e contagiar as pessoas não seria tão complicado, pelo contrário, se
isso acontecesse em todas as escolas, talvez já teríamos salvado muitas vidas.
Acredito que um dos grandes objetivos da educação seja a humanização das
escolas, dos alunos, no intuito de promover e valorizar a vida, então por quê
as escolas ainda não priorizam em seus currículos um assunto de tamanha relevância?
OBJETIVOS
DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
A Educação para o Trânsito, está
alicerçada em um currículo teórico e prático, que propõe resgatar os valores
sociais, conscientes, críticos e responsáveis pela segurança individual e
coletiva no sistema trânsito. Deve também capacitar o homem para um agir
reflexivo, perante as normas e regras pré-estabelecidas pelo Código de Trânsito
Brasileiro.
Um dos objetivos principais da
Educação para o Trânsito é o despertar uma nova consciência em relação ao
trânsito, que priorize o companheirismo, a cooperação, a tolerância, o
comprometimento e a solidariedade, em substituição à competição, ao
individualismo e ao exibicionismo.
Essa educação deve estar baseada
na prática de valores, habilidades e auto estima, onde o valor da vida seja o
foco primordial.
Com o envolvimento da família
também, deve-se busca alcançar este objetivo.
Os pais são modelos para seus
filhos que assimilam e copiam seus hábitos e atitudes, inclusive no trânsito.
Se o exemplo que a criança tem é de um comportamento civilizado e prudente,
provavelmente ela vai adotar uma conduta semelhante quando for adulta.
É importante que se conscientize
os pais sobre a necessidade de se reforçar em casa as orientações em relação a
ética e a cidadania que são trabalhadas na escola. Só um processo contínuo de
educação poderá fornecer ao ser humano meios de se adaptar as rápidas e
constantes mudanças, pois a medida em que os membros de uma sociedade forem
criando hábitos adequados, é natural que esses cidadãos passem a cobrar uns dos
outros um comportamento mais responsável no trânsito.
Em sala de aula, o tema trânsito
pode ser trabalhado em todas as disciplinas, tanto como tema principal, como
também para ilustrar os demais conteúdos, sem anular a importância do currículo
escolar. O objetivo é ampliar o entendimento dos alunos para o exercício da
cidadania nas vias públicas e fazer com que eles levem os conhecimentos
adquiridos na escola, para dentro de suas casas de forma que esta ação ganhe
significado na medida que a qualidade de suas vidas e da comunidade, mude para
melhor.
TEMA
TRANSVERSAL
A LDB – Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional – Lei n.9.394, de 20/12/1996, rege a educação brasileira
apontando as diretrizes a serem seguidas na educação em todo país.
Os currículos do ensino
fundamental têm uma base nacional comum – PCNs – Parâmetros Curriculares
Nacionais (conjunto de diretrizes que orienta as ações educativas do ensino,
prevendo o ensino de pontos comuns e necessários em todas as regiões
brasileiras e possibilitando também que cada escola desenvolva temas e assuntos
de acordo com as características culturais, sociais e políticas de sua região).
O QUE SÃO
TEMAS TRANSVERSAIS
Os temas transversais devem ser
abordados como parte integrante das áreas de ensino. Não podem ser vistos como
aulas especiais nem muito menos devem ser considerados como novas matérias,
disciplinas ou áreas de ensino. Os temas transversais devem fazer parte do
trabalho compartilhado entre professores e alunos e devem ser discutidos,
debatidos e analisados concretamente.
Os temas propostos nos PCNs,
foram escolhidos com base nos seguintes critérios:
Urgência Social: questões graves que se apresentam socialmente e
que impedem o pleno desenvolvimento da cidadania;
Abrangência Nacional: questões que, de alguma maneira são comuns e
pertinentes à todas as regiões brasileiras;
Possibilidade de Ensino e
Aprendizagem no Ensino Fundamental: questões que já vêm sendo trabalhadas pelas
escolas, como por exemplo saúde, meio-ambiente, orientação sexual, etc.
Favorecer a Compreensão da
Realidade e a Participação Social: questões que possibilitem a participação
social dos alunos e que desenvolvam sua capacidade de posicionar-se e de
intervir no meio social.
A partir desses critérios foram
eleitos temas transversais para serem trabalhados durante os quatros ciclos, ou
oito séries, ou ainda durante os nove anos do ensino fundamental:
ÉTICA
PLURALIDADE CULTURAL
MEIO AMBIENTE
ORIENTAÇÃO SEXUAL
SAÚDE
O TEMA TRÂNSITO
Nos documentos do Parâmetros
Curriculares Nacionais o trânsito não é indicado como tema transversal. Porém,
é considerado como tema local, de urgência e de abrangência nacional, tendo
estreitas ligações com os temas da: saúde, meio-ambiente e ética.
“Os temas transversais têm por
objetivo trazer à tona, questões sociais que possibilitem a construção da
democracia e da cidadania.”
A
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO TEMA TRANSVERSAL
Em sala de aula, o tema trânsito
pode ser trabalhado em todas as disciplinas, tanto como tema principal, como
também para ilustrar os demais conteúdos, sem anular a importância do currículo
escolar. O objetivo é ampliar o entendimento dos alunos para o exercício da
cidadania nas vias públicas e fazer com que eles levem os conhecimentos
adquiridos na escola, para dentro de suas casas de forma que esta ação ganhe
significado na medida que a qualidade de suas vidas e da comunidade, mude para
melhor.
ÁREAS DO
CONHECIMENTO
Ao trabalharmos com o tema
trânsito é fundamental percebermos:
A necessidade da sistematização
do tema trânsito, ou seja, ele precisa compreender a necessidade de um trabalho
contínuo e sistemático.
A necessidade da inclusão do tema
em todas as áreas de ensino.
Os conteúdos, assuntos e questões
abordadas devem conduzir o aluno à interpretação, à análise, à reflexão, à
compreensão das regras.
Através das temáticas e das
atividades que abordam o assunto trânsito, em todas as áreas do conhecimento,
os alunos devem ser capazes:
Conhecer o espaço onde vivem, observando,
analisando e refletindo sobre suas características.
Compreender o trânsito como a
necessidade e o direito que todos têm de locomover-se.
Perceber o trânsito como um
espaço democrático, público e compartilhado, fundamental para a convivência
social.
Adotar atitudes de respeito ao
espaço público, preservando-o e contribuindo para a melhoria da qualidade de
vida de todos.
Adotar no dia-a-dia, atitudes de
respeito às normas e regras do trânsito.
Ser capaz de compreender a
relação existente entre o trânsito, a poluição ambiental, visual, atmosférica e
sonora, criando, aplicando e contribuindo com atitudes efetivas de preservação
ambiental.
Discutir, refletir e contribuir
na busca de soluções para os problemas vivenciados no trânsito.
Compreender a importância do uso
dos equipamentos de segurança no trânsito, valorizando sua própria vida e a
vida das outras pessoas.
Exigir seus direitos enquanto
pedestres, passageiro e ciclista, questionando comportamentos que seja
contrários ao seu direito de transitar com segurança.
A
MATEMÁTICA E O TRÂNSITO
A partir do levantamento, da
coleta e da análise de dados estatísticos é possível o trabalho com esquemas,
gráficos, tabelas, resolução de situações-problema, cálculos de valores
atribuídos à multas, custos com acidentes de trânsito, análise de faixa etária
envolvida em acidentes de trânsito, número de vítimas fatais, sequeladas,
quantidade e dimensão das sinalizações, frota veicular, densidade demográfica,
extensão territorial, aumento populacional, pontuação referente à infrações de
trânsito, etc.
Não basta calcular índices,
produzir gráficos e tabelas se o professor não oportunizar junto a seus alunos
o debate e a manifestação de opiniões sobre as situações pesquisadas.
A
HISTÓRIA E O TRÂNSITO
Ao incluir trânsito como tema
transversal à História, o professor pode explorar os fatos históricos desde
muito antes da invenção do automóvel, pesquisando as primeiras formas de
locomoção humana, a história da cidade onde vivem,como era o espaço físico, a
forma de vida, os costumes, etc.
Coletar fotos antigas e
estabelecer relações entre fotos atuais, percebendo as transformações
ocorridas,Pesquisar sobre a evolução dos meios de transporte, fazendo a análise
dos aspectos sociais . Os meios de transporte como necessidade e como bem de
consumo;
Analisar e refletir acerca de
propagandas e da publicidade que explora o culto ao carro e todas as suas
implicações econômicas, sociais e culturais; Discutir sobre o incentivo ao uso
da bicicleta.
AS
CIÊNCIAS NATURAIS E O TRÂNSITO
Os principais eixos condutores
desta área do conhecimento são: ambiente, homem e tecnologia;
Gases poluentes emitidos pelos
veículos, a queima de combustíveis, poluição sonora, visual e ambiental. Os
equipamentos de segurança, de sinalização e de fiscalização. Os acidentes de
trânsito e suas consequências para o sistema de saúde pública. O estresse
produzido pelos congestionamentos. A falta de manutenção preventiva e de
conservação dos veículos. A evolução tecnológica dos veículos, o efeito estufa
e suas relações com o trânsito, etc. As consequências do uso de drogas e de
bebidas alcoólicas no trânsito. Os deficientes físicos e a mobilidade.
Por sua abrangência, a área das
Ciências Naturais permite a plena inclusão do tema trânsito em todos os seus
conteúdos.
A
GEOGRAFIA E O TRÂNSITO
Através da abordagem do tema
trânsito na Geografia é possível fazer o estudo do espaço geográfico e de suas paisagens
oportunizando a análise e a reflexão do fenômeno da urbanização.
Analisar diversos locais e
refletir sobre quais deles apresentam maiores dificuldades de locomoção, de
comunicação e de convivência social.
Reconhecer e discutir sobre as
ações do homem sobre o espaço e através do tempo e as consequências destas
ações para si próprio e para a sociedade.
Discutir sobre as formas de
influência do trânsito na produção industrial e agrícola do país.
ARTES E
TRÂNSITO
Através de atividades que
facilitem o desenvolvimento da percepção, da reflexão, da imaginação e da
criatividade é possível trabalhar as diferentes linguagens artísticas como:
pintura, escultura, música, teatro, dança, etc. através do tema trânsito.
Visitas a museus, teatros,
caminhadas pelos bairros da cidade, confecções de materiais, painéis e
exposições com os mais diversos tipos de materiais como papéis, tintas, lápis,
sucatas, etc.
Organização de exposições com
materiais relativos ao trânsito como por exemplo: sinalização.
A
EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRÂNSITO
A Educação Física pode incluir o
tema trânsito em suas atividades ao trabalhar com noções de lateralidade e
espaciais, imprescindíveis à locomoção.
Atividades corporais de
deslocamento que solicitem o domínio dos conhecimentos de esquerda, direita,
para frente, para trás, etc.
Promover atividades que envolvam
a comunidade, como por exemplo um passeio ciclístico, traçando junto com seus
alunos o trajeto a ser percorrido, discutindo sobre os equipamentos de
segurança, analisando as regras estabelecidas para os ciclistas, refletindo
sobre a melhoria da qualidade de vida através da prática de atividades físicas,
entre outras questões, levando os alunos a compreenderem a necessidade da
responsabilidade e do respeito ao compartilhar o espaço público.
Fonte: www.transitolandia.webs.com
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