Educação para o trânsito


A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver, no ser humano, capacidades de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que, ao circular, os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço.
Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito, vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito.
Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local. Tudo isso permite garantir o direito de ir e vir de todo o cidadão.
Ao garantir o acesso a esses conteúdos com aspectos culturais, históricos e sociais desenvolvidos pela sociedade, a escola cria instrumentos eficazes para que os alunos se apropriem de conhecimentos relacionados à circulação e, ao mesmo tempo, cria condições para um acompanhamento equilibrado do envolvimento do aluno em ações de qualificação da sua circulação e da comunidade a qual pertence.
Circular representa o direito de ir e vir de todo o ser humano; na circulação, temos representados princípios constitucionais de garantia da dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, possibilidade de participação e de co responsabilidade pela vida social. A circulação é a ação que permite atender a todas as nossas necessidades e interesses e representa um espaço de encontros, convivência social e exercício de cidadania.
Durante a circulação fazemos escolhas pautadas em valores como respeito mútuo, responsabilidade, justiça e solidariedade.
Por meio da circulação temos acesso ao trabalho, ao consumo, ao lazer, à educação, o que implica na garantia de uma vida digna e de realização pessoal;
A circulação tem relação direta com o meio ambiente e portanto, com a qualidade de vida e é caracterizada pelo resultado de um processo histórico representado pelas ações do ser humano sobre o meio ambiente para atender aos interesses de cada época. É um processo que desde a pré-história envolve desenvolvimento de tecnologia, formas de uso e ocupação do solo, desenvolvimento econômico e troca de conhecimentos e mercadorias já que se tornou um espaço com ambiente construído pelo ser humano, com características que representam os valores de cada época, e que hoje, dentre os muitos impactos que apresenta para a qualidade de vida, o maior deles é a perda de vidas, valor maior e que não pode ser recuperado.
Os aspectos acima citados e pertinentes à circulação, representam conteúdos que permeiam várias matérias do currículo escolar como história, geografia, ciências naturais, meio ambiente e saúde, ao mesmo tempo em que outros conteúdos da circulação podem ser explicados ou compreendidos por meio de conceitos matemáticos, da linguagem oral, escrita e das artes.
Desenvolver a Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, possibilita explorar o tema e suas variáveis através dos diferentes campos de conhecimento: compreender sua complexidade, observar sua urgência social sob a ótica de que as condições de circulação, para uma grande parte da população, se apresentam como obstáculos para a construção da cidadania, afrontando a dignidade das pessoas, impedindo a inclusão social e afetando a qualidade de vida; analisar sua abrangência que deve ser considerada nacional, em maior ou menor medida e mesmo de formas diversas, pois é pertinente a todo o ser humano e, portanto, a todo o País; verificar a possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental uma vez que é significativa e contextualizada, estando ao alcance da aprendizagem dessa etapa de escolaridade; identificar o favorecimento da compreensão da realidade e da participação social, uma vez que o tema circulação pode levar os alunos a desenvolver a capacidade de posicionar-se frente a questões que interferem na vida coletiva, superar indiferenças, intervir de forma responsável. Assim o desenvolvimento da educação de trânsito possibilita atingir uma visão ampla e consistente da realidade brasileira e sua inserção no mundo, além de oportunizar um trabalho educativo que possibilita e estimula a participação social.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO O QUE EU TENHO A VER COM ISSO
Qual o percurso realizado pelos seus alunos ou filhos de casa para a escola? Que transporte utilizam? Você já observou que onde há escola, há um grande fluxo de pessoas, de veículos e o trânsito se torna congestionado? No Brasil no ano de 2005, cerca de 2.500 crianças morreram no trânsito, vitimas de atropelamentos ou de colisões na condição de passageiros. A primeira causa externa de morte na infância é provocada no trânsito. Uma grande parte das crianças vai para as escolas em transportes escolares, seja aluno de escolas públicas ou privadas. Não só as crianças que utilizam os transportes, sejam escolares ou veículos particulares, como todos os pedestres, estão sujeitos a grandes riscos de acidentes, pois tanto na entrada como na saída das escolas, existe um grande fluxo de veículos e pedestres, colocando em risco a vida das crianças, jovens e adultos. Hoje, estamos chamando atenção para as crianças que vão para a escola de transporte escolar, ou melhor, chamando a atenção dos pais ou responsáveis, para que cuidem da vida das crianças, pois uma grande parte dos transportes não conduz as crianças dentro da legislação, não respeita as normas de circulação, não utiliza o cinto de segurança nos bancos traseiros, e os condutores não praticam a direção defensiva. É comum observamos transportes escolares trafegando nas ruas e avenidas, principalmente nos grandes centros, da mesma forma que é comum observamos crianças penduradas nas janelas, em pé, sem cinto de segurança e sem o mínimo de segurança. Qualquer cidadão, seja pai, aluno, professor ou condutor, deve ficar atento as normatizações, cuidar da segurança, não esquecer que a vida deve ser preservada. Não esqueça, a criança precisa estar saudável e precisa estar viva na escola!
EDUCAR PARA O TRÂNSITO UMA URGÊNCIA NA PRESERVAÇÃO DE VIDAS
Educar para o trânsito é um compromisso de todos os educadores. Segundo o Censo Escolar de 2006, temos no Brasil 55,9 milhões de alunos nas Escolas da Educação Básica e mais de 2,6 milhões de professores atuando nas escolas de Educação Infantil ao Ensino Superior. Se todos os educadores sensibilizarem seus alunos quanto a valorização da vida, educando-os para o trânsito e estes multiplicarem o processo para seus familiares, teremos atingido e sensibilizado um número significativo de cidadãos que se preocupam com a prevenção de acidentes e que serão educados para uma convivência harmoniosa no trânsito. Parece que esse processo de multiplicar e contagiar as pessoas não seria tão complicado, pelo contrário, se isso acontecesse em todas as escolas, talvez já teríamos salvado muitas vidas. Acredito que um dos grandes objetivos da educação seja a humanização das escolas, dos alunos, no intuito de promover e valorizar a vida, então por quê as escolas ainda não priorizam em seus currículos um assunto de tamanha relevância?
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
A Educação para o Trânsito, está alicerçada em um currículo teórico e prático, que propõe resgatar os valores sociais, conscientes, críticos e responsáveis pela segurança individual e coletiva no sistema trânsito. Deve também capacitar o homem para um agir reflexivo, perante as normas e regras pré-estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Um dos objetivos principais da Educação para o Trânsito é o despertar uma nova consciência em relação ao trânsito, que priorize o companheirismo, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade, em substituição à competição, ao individualismo e ao exibicionismo.
Essa educação deve estar baseada na prática de valores, habilidades e auto estima, onde o valor da vida seja o foco primordial.
Com o envolvimento da família também, deve-se busca alcançar este objetivo.
Os pais são modelos para seus filhos que assimilam e copiam seus hábitos e atitudes, inclusive no trânsito. Se o exemplo que a criança tem é de um comportamento civilizado e prudente, provavelmente ela vai adotar uma conduta semelhante quando for adulta.
É importante que se conscientize os pais sobre a necessidade de se reforçar em casa as orientações em relação a ética e a cidadania que são trabalhadas na escola. Só um processo contínuo de educação poderá fornecer ao ser humano meios de se adaptar as rápidas e constantes mudanças, pois a medida em que os membros de uma sociedade forem criando hábitos adequados, é natural que esses cidadãos passem a cobrar uns dos outros um comportamento mais responsável no trânsito.
Em sala de aula, o tema trânsito pode ser trabalhado em todas as disciplinas, tanto como tema principal, como também para ilustrar os demais conteúdos, sem anular a importância do currículo escolar. O objetivo é ampliar o entendimento dos alunos para o exercício da cidadania nas vias públicas e fazer com que eles levem os conhecimentos adquiridos na escola, para dentro de suas casas de forma que esta ação ganhe significado na medida que a qualidade de suas vidas e da comunidade, mude para melhor.
TEMA TRANSVERSAL
A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.9.394, de 20/12/1996, rege a educação brasileira apontando as diretrizes a serem seguidas na educação em todo país.
Os currículos do ensino fundamental têm uma base nacional comum – PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais (conjunto de diretrizes que orienta as ações educativas do ensino, prevendo o ensino de pontos comuns e necessários em todas as regiões brasileiras e possibilitando também que cada escola desenvolva temas e assuntos de acordo com as características culturais, sociais e políticas de sua região).
O QUE SÃO TEMAS TRANSVERSAIS
Os temas transversais devem ser abordados como parte integrante das áreas de ensino. Não podem ser vistos como aulas especiais nem muito menos devem ser considerados como novas matérias, disciplinas ou áreas de ensino. Os temas transversais devem fazer parte do trabalho compartilhado entre professores e alunos e devem ser discutidos, debatidos e analisados concretamente.
Os temas propostos nos PCNs, foram escolhidos com base nos seguintes critérios:
Urgência Social: questões graves que se apresentam socialmente e que impedem o pleno desenvolvimento da cidadania;
Abrangência Nacional: questões que, de alguma maneira são comuns e pertinentes à todas as regiões brasileiras;
Possibilidade de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental: questões que já vêm sendo trabalhadas pelas escolas, como por exemplo saúde, meio-ambiente, orientação sexual, etc.
Favorecer a Compreensão da Realidade e a Participação Social: questões que possibilitem a participação social dos alunos e que desenvolvam sua capacidade de posicionar-se e de intervir no meio social.
A partir desses critérios foram eleitos temas transversais para serem trabalhados durante os quatros ciclos, ou oito séries, ou ainda durante os nove anos do ensino fundamental:
ÉTICA
PLURALIDADE CULTURAL
MEIO AMBIENTE
ORIENTAÇÃO SEXUAL
SAÚDE
O TEMA TRÂNSITO
Nos documentos do Parâmetros Curriculares Nacionais o trânsito não é indicado como tema transversal. Porém, é considerado como tema local, de urgência e de abrangência nacional, tendo estreitas ligações com os temas da: saúde, meio-ambiente e ética.
“Os temas transversais têm por objetivo trazer à tona, questões sociais que possibilitem a construção da democracia e da cidadania.”
A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO TEMA TRANSVERSAL
Em sala de aula, o tema trânsito pode ser trabalhado em todas as disciplinas, tanto como tema principal, como também para ilustrar os demais conteúdos, sem anular a importância do currículo escolar. O objetivo é ampliar o entendimento dos alunos para o exercício da cidadania nas vias públicas e fazer com que eles levem os conhecimentos adquiridos na escola, para dentro de suas casas de forma que esta ação ganhe significado na medida que a qualidade de suas vidas e da comunidade, mude para melhor.
ÁREAS DO CONHECIMENTO
Ao trabalharmos com o tema trânsito é fundamental percebermos:
A necessidade da sistematização do tema trânsito, ou seja, ele precisa compreender a necessidade de um trabalho contínuo e sistemático.
A necessidade da inclusão do tema em todas as áreas de ensino.
Os conteúdos, assuntos e questões abordadas devem conduzir o aluno à interpretação, à análise, à reflexão, à compreensão das regras.
Através das temáticas e das atividades que abordam o assunto trânsito, em todas as áreas do conhecimento, os alunos devem ser capazes:
Conhecer o espaço onde vivem, observando, analisando e refletindo sobre suas características.
Compreender o trânsito como a necessidade e o direito que todos têm de locomover-se.
Perceber o trânsito como um espaço democrático, público e compartilhado, fundamental para a convivência social.
Adotar atitudes de respeito ao espaço público, preservando-o e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.
Adotar no dia-a-dia, atitudes de respeito às normas e regras do trânsito.
Ser capaz de compreender a relação existente entre o trânsito, a poluição ambiental, visual, atmosférica e sonora, criando, aplicando e contribuindo com atitudes efetivas de preservação ambiental.
Discutir, refletir e contribuir na busca de soluções para os problemas vivenciados no trânsito.
Compreender a importância do uso dos equipamentos de segurança no trânsito, valorizando sua própria vida e a vida das outras pessoas.
Exigir seus direitos enquanto pedestres, passageiro e ciclista, questionando comportamentos que seja contrários ao seu direito de transitar com segurança.
A MATEMÁTICA E O TRÂNSITO
A partir do levantamento, da coleta e da análise de dados estatísticos é possível o trabalho com esquemas, gráficos, tabelas, resolução de situações-problema, cálculos de valores atribuídos à multas, custos com acidentes de trânsito, análise de faixa etária envolvida em acidentes de trânsito, número de vítimas fatais, sequeladas, quantidade e dimensão das sinalizações, frota veicular, densidade demográfica, extensão territorial, aumento populacional, pontuação referente à infrações de trânsito, etc.
Não basta calcular índices, produzir gráficos e tabelas se o professor não oportunizar junto a seus alunos o debate e a manifestação de opiniões sobre as situações pesquisadas.
A HISTÓRIA E O TRÂNSITO
Ao incluir trânsito como tema transversal à História, o professor pode explorar os fatos históricos desde muito antes da invenção do automóvel, pesquisando as primeiras formas de locomoção humana, a história da cidade onde vivem,como era o espaço físico, a forma de vida, os costumes, etc.
Coletar fotos antigas e estabelecer relações entre fotos atuais, percebendo as transformações ocorridas,Pesquisar sobre a evolução dos meios de transporte, fazendo a análise dos aspectos sociais . Os meios de transporte como necessidade e como bem de consumo;
Analisar e refletir acerca de propagandas e da publicidade que explora o culto ao carro e todas as suas implicações econômicas, sociais e culturais; Discutir sobre o incentivo ao uso da bicicleta.
AS CIÊNCIAS NATURAIS E O TRÂNSITO
Os principais eixos condutores desta área do conhecimento são: ambiente, homem e tecnologia;
Gases poluentes emitidos pelos veículos, a queima de combustíveis, poluição sonora, visual e ambiental. Os equipamentos de segurança, de sinalização e de fiscalização. Os acidentes de trânsito e suas consequências para o sistema de saúde pública. O estresse produzido pelos congestionamentos. A falta de manutenção preventiva e de conservação dos veículos. A evolução tecnológica dos veículos, o efeito estufa e suas relações com o trânsito, etc. As consequências do uso de drogas e de bebidas alcoólicas no trânsito. Os deficientes físicos e a mobilidade.
Por sua abrangência, a área das Ciências Naturais permite a plena inclusão do tema trânsito em todos os seus conteúdos.
A GEOGRAFIA E O TRÂNSITO
Através da abordagem do tema trânsito na Geografia é possível fazer o estudo do espaço geográfico e de suas paisagens oportunizando a análise e a reflexão do fenômeno da urbanização.
Analisar diversos locais e refletir sobre quais deles apresentam maiores dificuldades de locomoção, de comunicação e de convivência social.
Reconhecer e discutir sobre as ações do homem sobre o espaço e através do tempo e as consequências destas ações para si próprio e para a sociedade.
Discutir sobre as formas de influência do trânsito na produção industrial e agrícola do país.
ARTES E TRÂNSITO
Através de atividades que facilitem o desenvolvimento da percepção, da reflexão, da imaginação e da criatividade é possível trabalhar as diferentes linguagens artísticas como: pintura, escultura, música, teatro, dança, etc. através do tema trânsito.
Visitas a museus, teatros, caminhadas pelos bairros da cidade, confecções de materiais, painéis e exposições com os mais diversos tipos de materiais como papéis, tintas, lápis, sucatas, etc.
Organização de exposições com materiais relativos ao trânsito como por exemplo: sinalização.
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRÂNSITO
A Educação Física pode incluir o tema trânsito em suas atividades ao trabalhar com noções de lateralidade e espaciais, imprescindíveis à locomoção.
Atividades corporais de deslocamento que solicitem o domínio dos conhecimentos de esquerda, direita, para frente, para trás, etc.
Promover atividades que envolvam a comunidade, como por exemplo um passeio ciclístico, traçando junto com seus alunos o trajeto a ser percorrido, discutindo sobre os equipamentos de segurança, analisando as regras estabelecidas para os ciclistas, refletindo sobre a melhoria da qualidade de vida através da prática de atividades físicas, entre outras questões, levando os alunos a compreenderem a necessidade da responsabilidade e do respeito ao compartilhar o espaço público.
 

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