Vantagens do Inovador Plástico Verde


Um dos grandes avanços da humanidade no século passado foi a descoberta do petróleo, o que permitiu o desenvolvimento de diversos materiais e produtos que mudaram o modo de viver de toda uma geração nas primeiras décadas do século XX. De pneus e combustível de carros a chicletes e sacolas plásticas, muitas coisas são produzidas usando o petróleo como matéria-prima.
Contudo, o que se tornou uma revolução na tecnologia e na balança de poder no mundo, também se tornou um mal perigoso à toda sociedade, já que o uso excessivo do petróleo vem degradando o meio ambiente em grandes escalas.
No cotidiano das cidades, é possível encontrar os efeitos do uso errôneo do petróleo nos produtos derivados do plástico, mais pelo uso indevido das pessoas do que pela produção em si. Uma sacola plástica que tem como matéria-prima o petróleo, por exemplo, leva séculos para se decompor por completo, o que é um perigo iminente se for levado em conta a quantidade de plástico produzida.
Com a chegada da sustentabilidade na primeira década do século XXI, várias empresas procuraram novas maneiras de produzir esses mesmos materiais sem o petróleo, diminuindo custos e ajudando no ciclo da natureza. Nestas buscas, a empresa Braskem desenvolveu o chamado Plástico Sustentável.
Tomando como matéria-prima a cana-de-açúcar e o desenvolvimento de tecnologia a partir do etanol, a Braskem deu origem ao Plástico Verde que não difere em questão de qualidade com relação ao plástico feito a partir do petróleo. O que chama a atenção no Plástico Verde é sua relação com o ecossistema, pois ele é produzido totalmente pela cana-de-açúcar, a qual leva menos tempo para se degradar no ambiente. O Plástico Verde é utilizado em todos os ramos onde o plástico biodegradável do petróleo atua, como brinquedos, automobilismo, produtos para higiene, sacos para alimentos, entre muitos outros.
 

Comentários

Postagens mais visitadas