Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Ambiental


Desenvolvimento Sustentável
A sustentabilidade é um termo adotado por muitos setores da sociedade como uma meta a ser cumprida para os próximos anos. A isso se deu o nome de desenvolvimento sustentável, que visa o crescimento humano capaz de suprir as necessidades da atual geração, sem que esse desenvolvimento acabe com os recursos das gerações futuras.
O primeiro passo para alcançar o desenvolvimento sustentável é o planejamento. Com isto, é possível projetar o uso consciente dos recursos naturais por um longo período de tempo e ter a real noção que eles são finitos. Por este motivo, no planejamento é imprescindível adotar medidas alternativas para o uso de materiais orgânicos, como produtos reciclados ou que não agridam o ecossistema. Por vezes, o interesse financeiro passa por cima dos interesses ambientais, e o planejamento também deve ter essa preocupação, até porque o conceito sustentabilidade também traz benefícios financeiros para a empresa.
Uma grande preocupação do desenvolvimento sustentável tem a ver com o crescimento de países subdesenvolvidos ou emergentes. O crescimento econômico desses países tem que vir de outras maneiras que não foram adotadas anteriormente pelos países industrializados, muitos dos quais detêm grande parte dos recursos naturais do planeta.
Apesar dos países desenvolvidos terem apenas um quinto da população mundial, eles consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção madeireira de todo planeta. Logo, a mudança deve começar tanto em países menos desenvolvidos, que ainda iniciam seus processos sociais e industriais, quanto pelos países que já realizam práticas irregulares.
Outras atitudes sustentáveis, menores em proporção, mas também grandes em preservação, podem ser adotadas por todas as pessoas, como fazer a separação do lixo entre orgânicos e inorgânicos, evitar o desperdício de luz e água, preferir se locomover em transportes coletivos. Esses atos, quando praticados por muitos cidadãos, ajudam bastante na preservação do meio ambiente.
Sustentabilidade Ambiental
A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.
Pode-se exemplificar esse conceito com a medida e com o investimento que vem sido adotado no Brasil com relação ao biocombustível, que por mais que não tenha mínina autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos. O segundo princípio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no passado. A sustentabilidade ambiental também se correlaciona com os outros diversos setores da atividade humana, como o industrial, por exemplo.
A sua aplicação pode ser feita em diversos níveis: a adoção de fonte de energias limpas está entre as preocupações centrais, algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais. Outro exemplo de sua aplicação está em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração cem por cento renováveis de seus produtos. O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetos que visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são mais exemplos que já vêm sido tomados.
Pode-se afirmar que as medidas estatais corroboram perceptivelmente com a sustentabilidade ambiental. Sendo necessário não apenas um investimento capital em tecnologias que viabilizem a extração e o desenvolvimento sustentável, mas também conta com atitudes sistemáticas em diversos órgãos sociais e políticos. Como por exemplo, a propaganda, a educação e a lei.

Comentários

Postagens mais visitadas