Ajudando a Diminuir o Impacto Ambiental


Cada dia que passa, o consumidor descarta algo que não utiliza mais como roupas, sapatos, acessórios. Às vezes trocamos apenas por estarem desatualizados, compramos coisas mais tecnologicamente avançadas e jogamos fora as velhas e obsoletas, muitas vezes sem pensar no impacto no futuro ambiental que essa atitude possa causar.
Por conta dessas ações antiecológicas, muitas espécies animais e vegetais foram extintas e outras tantas espécies estão em risco de extinção, gerando um grande impacto no futuro próximo.
As ações sustentáveis feitas no passado ainda são válidas, a proibição de pesticidas e inseticidas que envenenavam e poluíam o ar, o solo e as águas, afetando diretamente a cadeia alimentar e trazendo impacto ambiental, as várias formas de captar energia solar, a proibição de queimadas e exploração e desmatamento das florestas sem reflorestamento, mas somente isso ainda não é o bastante.
É preciso criar uma cultura de sustentabilidade, onde as pessoas se conscientizem que não é só a floresta que está desaparecendo pouco a pouco. A poluição do ar e das águas cresce numa proporção sem limite. Se cada um fizer a sua parte, as próximas gerações terão água potável, ar puro, florestas e recurso naturais disponíveis.
Atitudes conscientes baseadas em ações sustentáveis também vão ajudar a diminuir o impacto no futuro ambiental do planeta. Reciclar é a palavra mestra. A grande maioria dos materiais é reciclável ou reutilizável. E a mudança de hábitos também pode ajudar:
- A água por exemplo não e um recurso renovável, evitar o desperdício de água sem necessidade, não lavando as calçadas, carros, reutilizando a água usada nas máquinas de roupas para esses fins;
 - O lixo deve ser jogado no lixo e não nas ruas. Copos descartáveis, papéis, garrafas de plásticos ou de vidro podem também ser recicladas e reaproveitadas, as garrafas podem ser usadas como vasos para plantas, por exemplo;
 - Economia de energia também é um hábito que pode ser mudado, além de diminuir os custos, ajuda a diminuir o impacto no futuro, manter desligados os aparelhos e somente ligar quando forem utilizadas, inclusive as luzes dos cômodos.

Comentários

Postagens mais visitadas